"É entrar na favela e deixar corpos no chão!"
Duas frases da música "Homem de Preto" (filme "Tropa de Elite").
O mundo já sabe que a operação (que deixou quase 130 pessoas mortas) foi de uma incompetência total no planejamento. Não teve inteligência. Planejamento pra prender o comando do tráfico? Nada! Tanto é que vazou que a operação seria realizada e o Doca, o chefão do morro, deu no pé, se pirulitou, se escafedeu, antes dos homens de preto chegarem...
O cientista político e doutor em sociologia pela Universidade de Oxford, Celso Rocha de Barros, explica qual foi o verdadeiro objetivo do avanço das tropas da polícia:
"Essas 4 pessoas [policiais] que morreram e essas pessoas todas que morreram durante a operação, essas pessoas morreram para evitar que comunidades que são controladas pelas milícias, pelo terceiro comando, ou pelo PCC nacionalmente, passem pro comando vermelho. É só isso".
Ou seja, de forma oficial se cometeu uma matanza para evitar que o CV tomasse conta de áreas que "pertencem" à outras organizações criminosas...
MILÍCIA : DEFINIÇÃO
"Uma milícia é uma organização paramilitar composta por civis, frequentemente formada por policiais e ex-militares. No Brasil, o termo também é usado para descrever grupos criminosos que atuam como um poder paralelo ao Estado, oferecendo "segurança" mediante cobrança de taxas (extorsão) e controlando serviços como transporte, gás e TV a cabo. Esses grupos se expandiram para além de favelas, dominando áreas e até cidades inteiras, e se infiltraram na política."
(fonte: YouTube)