A bola vai voltar a rolar pelos campeonatos estaduais, libertadores, primeira liga etc...mas o papo aqui não é sobre "bola rolando" e sim sobre o trabalho de pessoas importantes no meio fubebolístico: as mulheres! Num ambiente até há algum tempo considerado "masculino", AS jornalistas ganham cada vez mais espaço. E essa conquista acontece nas redações e nos estádios. E vida de repórter mulher nos campos e centros de treinamento não é fácil. Mas já foi pior. Hoje os jogadores estão mais "conscientizados" que eles estão dando entrevista para uma jornalista profissional e vão deixando as "gracinhas" de lado.
Uma das pioneiras na imprensa paranaense (se não for a pioneira, me perdoem a memória...) foi a saudosa Sônia Nassar que durante muitos anos teve a coluna "Plumas & Paetês". Lembro, aqui, de 3 amigas muito ligadas ao mundo do futebol: Janaína Castilho e Nadja Mauad, repórteres esportivas, e a Ana Zimmerman, que durante muito tempo fez reportagens para a editoria de esportes.
A Nadja, inclusive, tem um blog que eu recomendo : BLOG DA NADJA - "os bastidores do futebol sob a ótica feminina".
A Ana, apesar de estar mais afastada da cobertura do futebol, entende do esporte muito mais do que "muito marmanjo" que se acha conhecedor do "mundo da bola". Bem informada, debate de igual pra igual com qualquer pessoa.
É saudável para o jornalismo - e pra sociedade - que as mulheres também participem do "universo futebolístico". É mais uma barreira que vai caindo para a igualdade dos direitos. Igualdade que precisa ser - em todos os lugares -de condições de trabalho e de salários. Mas a bola está só começando a rolar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.