sábado, 30 de março de 2019

GOLPE DE 64: O "QUEM É QUEM" DESSA PÁGINA INGLÓRIA DA NOSSA HISTÓRIA

    O golpe militar de 1964 que deu origem à sangrenta ditadura militar teve vários personagens civis e militares. Veja quem foram os principais envolvidos nesse fato da história que levou o Brasil para um período de trevas até a redemocratização em 1985.


PERSONAGEM 1: JOÃO GOULART... A partir de 31 de março de 1964, os militares avançaram e ele praticamente "entregou os bets". Em 1º de abril viajou do Rio para Brasília, e de lá para Porto Alegre. Era Gaúcho. Foi para o exílio no Uruguai em 4 de abril.




PERSONAGEM 2: LEONEL BRIZOLA... Deputado federal, era cunhado de Jango ( e também gaúcho) e propôs, no dia 2 de abril, em Porto Alegre, que ele e Jango organizassem um baile do "risca faca" - ou seja, resistência aos militares. João Goulart não topou e os dois se exilaram no Uruguai.


PERSONAGEM 3: DARCY RIBEIRO... Intelectual, antropólogo, um homem que só manuseava livros em vez de armas não conseguiria, claro, organizar uma resistência ao golpe. Tinha tudo pra dar errado e deu. Teve os direitos políticos cassados. Também buscou exílio no Uruguai.



PERSONAGEM 4: GENERAL CASTELLO BRANCO.....Era chamado de "presidente sem pescoço" (por causa do tipo físico "atarracado"). Foi o articulador militar da queda de Jango. Prêmio por isso: Dia 11 de abril foi eleito (indiretamente pelo Congresso) e tomou posse dia 15 de abril como presidente.




PERSONAGEM 5: GENERAL OLYMPIO MOURÃO FILHO....Liderou as tropas (no melhor estilo "lá vem a cavalaria do Forte Apache!") de Juiz de Fora (MG) para o Rio de Janeiro onde, ao chegar, avisou a Jango que o governo dele já era...


PERSONAGEM 6: CARLOS LACERDA... Esse "chacoalhou o limoeiro" o máximo que deu. Sempre foi considerado um político polêmico e de personalidade forte. Governador da Guanabara, foi o articulador civil da queda de Jango do "pé de limão", ou melhor, da Presidência.


PERSONAGEM 7: RANIERI MAZZILLI ....É o chamado "cara certo, no lugar certo, na hora certa..." Com o golpe dado pelos militares, não é que a Presidência sobrou pra ele? No meio daquele agito todo em verde oliva, assumiu a Presidência da República (porque era o então presidente da Câmara) e governou o país até 15 de abril, quando passou a faixa para Castello. "Governou" é bondade, porque quem tomava as decisões pra valer era o chamado Comando Supremo da Revolução, formado por 3 militares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.