segunda-feira, 8 de junho de 2020

PRIMEIRA-MINISTRA DA NOVA ZELÂNDIA É EXEMPLO MUNDIAL: PAÍS NÃO TEM MAS CASOS ATIVOS DE CORONAVÍRUS



     Jacinda Arden, 39 anos, uma das pessoas mais jovens a comandar um país, dá um exemplo para todo o planeta: A Nova Zelândia anunciou, nessa segunda-feira,8, que não tem mais nenhum caso ativo de coronavírus. Milagre? Não! Competência e trabalho.
    Hoje, o último paciente que estava isolado com a doença teve alta. No total, o país, que é uma ilha, com 5 milhões de habitantes, teve 1.154 infectados e 22 mortes. A nação ficou 7 semanas em isolamento social restritivo e, agora, Arden anuncia que é hora de relaxar o distanciamento. Mas as fronteiras continuarão fechadas pra se evitar os "casos importados".
    A primeira-ministra afirmou:
    "Apesar de estarmos em uma posição mais segura e forte, não há caminho fácil para voltar à vida pré-covid. Mas a erradicação definitiva da transmissão do vírus deve ser um esforço sustentável".

                       QUEM É JACINDA ARDEN?

    Muita gente, mundo afora, tem curiosidade em saber quem é essa jovem política que enfrentou e derrotou o maior pesadelo da área de saúde nesse século: Nasceu em 26 de julho de 1980, na cidade de Hamilton. Ela assumiu o cargo de premiê em 2017 com 37 anos. Ficou grávida durante o mandato e não se afastou. Conciliou gravidez e trabalho. Quando a filha nasceu, ficou 6 semanas em licença-maternidade.
    Ideologicamente afirma ser "social-democrata progressista". É do Partido Trabalhista e apoia o movimento operário e um estado de bem-estar social que forneça segurança para os "incapazes de se sustentar". Nesse perfil político-social, é contrária a baixar os impostos para pessoas de alta renda. Defende o casamento homoafetivo e a liberalização do aborto.
    No Reino Unido, trabalhou como assessora do então primeiro-ministro Tony Blair. Em 2008, foi eleita presidente da União Internacional da Juventude Socialista.
    O anúncio do controle do coronavírus não foi a primeira vez que Jacinda surpreendeu o mundo: No fim de maio, ela dava uma entrevista ao vivo para um canal de televisão quando aconteceu um terremoto (isso mesmo!). Foram 5,8 graus na escala Richter. O epicentro foi a alguns quilômetros, mas a primeira-ministra sentiu o tremor. No entanto, demonstrou calma e bom humor.
    Ela disse, sorrindo, ao entrevistador:
    “Nós estamos tendo um pequeno terremoto, aqui, Ryan. Uma considerável sacudida aqui. Mas se você vê as coisas se movendo atrás de mim, o Beehive [prédio do parlamento] se mexe mais do que a maioria. Sim, agora, acabou de parar”,
    Veja:

(fonte: YouTube)