terça-feira, 18 de agosto de 2020

ELEIÇÕES EM CURITIBA: POR QUE NÃO A CHAPA FRUET E VENERI?

 

      Você sabia que teremos eleições para prefeito esse ano? Pois é... é até compreensível que muita gente tenha esquecido do pleito por causa da pandemia. Mas...a eleição vai ser realizada. Ela foi adiada de outubro para novembro.
    Alguns pré-candidatos já surgiram. O atual prefeito Rafael Greca (DEM) é candidato à reeleição. Em campanha desde 2016, está fazendo de tudo (até asfalto em toda a cidade...) para garantir mais 4 anos no Palácio 29 de março.
    Outros "postulantes" ao trono de comando da capital paraense: Ney Leprevost (PSD) que foi para o segundo turno em 2016 contra Greca; Fernando Francischini (PSL), bolsonarista de carteirinha, ex-secretário de Segurança do governo Beto Richa, que tomou um "corridão" de um professor estadual no trágico "Massacre do Centro Cívico", lembram?; Luizão Goulart ( Republicanos) deputado federal, ex-prefeito de Pinhais, eleito e reeleito, também é professor; Paulo Opuszka (PT), professor da UFPR, acabou "herdando" a vaga que seria "natural" do deputado estadual Tadeu Veneri. A "desistência" de Veneri não ficou bem explicada. Foi por bronca partidária? Motivos pessoais?
    Um ex-prefeito de Curitiba também está nessa disputa: É Gustavo Fruet (PDT), deputado federal que governou a cidade de 2013 a 2016. A vice dele era Mirian Golçalves, do Partido dos Trabalhadores. Aliás foi assim que o PT finalmente chegou ao comando da capital. Fazendo chapa com Gustavo Fruet. 
    É legítimo o direito de Opuszka participar da eleição. Mas se o PT tem mesmo um projeto de poder (não no sentido de conquistar a Prefeitura apenas pelo poder, mas pra colocar suas políticas sociais em prática), por que não a chapa Fruet Prefeito e Veneri Vice? Poderia até ser difícil (por uma questão de ego? vaidade? "diferenças" políticas?) dar certo essa dobradinha. Mas que seria a "dupla dos sonhos" do centro-esquerda, não tenha a menor dúvida. Seria, quem sabe, a única maneira de derrotar o modelo liberal que está no comando da cidade.