sexta-feira, 4 de setembro de 2020

VIAGEM NO FERIADÃO: A MORTE PEDE "CORONA"

   

    Quem resiste a 4 dias sem fazer nada, de pernas pro ar, com sol e um calorzinho que, para curitibano já é verão? Poisintão! Esse é um fim de semana esticadão (tem feriado na segunda, 7 de setembro, e na terça,8, dia da Padroeira de Curitiba). Aí, é muita gente na estrada em direção às praias. E tem aquele que grita, já na orla: "O último que entrar na água é mulher do padre!". Meio preconceituoso esse bordão, não? Enfim... parece que esse povo que vai descer a serra esquece (se faz de esquecido?) que o coronavírus JÁ MATOU 3.411 pessoas e contaminou outras 136.991 no Paraná.
    Em Curitiba, a Prefeitura "afrouxou" as medidas de segurança trocando a bandeira laranja pela amarela. Não deveria, mas fez. Criou uma falsa "sensação de segurança" na população. Esse com certeza é mais um motivo para que muitos "afivelem as malas", peguem a esteira, o chapéu e a bola e "vazem" para o litoral...
    Mas quem arriscar a vida (podendo encontrar o coronavírus na viagem...) e percorrer cerca de 100 quilômetros até nossos balneários pode....não encontrar a praia! Que que aconteceu? Terremoto, tsunami? Nadica disso! A areia vai estar lá, o mar vai estar lá, mas...por conta da covid-19, municípios como Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná devem interditar calçadões, as faixas de areia e até a beirada da água (aquele trecho conhecido como "xixi das crianças"). Quer dizer, com sol, mas sem praia no sentido do "tchibum"... Só algumas "atividades individuais" devem ser permitidas.
    E não é porque "é praia" que tá tudo liberado: as medidas de segurança são as mesmas de outras cidades...tem que usar máscara, tem que manter o distanciamento social....nada de se aglomerar com a galera pra "tomar uma gelada" ou uma "caipira"
    Bora Pensar! Espera um pouco...ninguém "vai  morrer" se ficar sem praia agora... mas pode morrer se for.
    O coronavírus tá doidinho pra pegar uma cor e alguém...