segunda-feira, 20 de setembro de 2021

DIÁRIO DA AMÉRICA BRONZEADA: PARA QUASE 70% DOS BRASILEIROS A ECONOMIA PIOROU

    



    Demora. Mas, devagarzinho, o povo vai acordando: O Datafolha me informa que 69% dos brasileiros acreditam que a economia piorou nos últimos meses. Em 2019, primeiro ano do governo do sujeito, eram 19%.  E não precisa ter estudado em Harvard (aliás não precisa ter estudado em lugar nenhum...) pra perceber isso.
    Qualquer dona de casa, qualquer assalariado, qualquer desempregado "sente no bolso": Comida, combustíveis, gás, luz.. tudo com preço nas alturas. 
    O resultado do levantamento é um espelho da administração neoliberal do "posto Ipiranga". Ele vendeu para as elites essa promessa de "economia livre" e as elites convenceram o povão a votar no sujeito. Mas essa conta não é tão simples. Bota aí o "carisma" do Messias junto ao povaréu. Se apresentando como uma pessoa "simples" ("tsc...tsc...tsc..."), enganou metade do país. Ou um pouco mais, já que saiu vencedor da eleição...
    A "livre iniciativa" do "posto Ipiranga" (que já não tem mais "combustível"...) é livre apenas pra quem tem dinheiro. De acordo com a pesquisa, quanto maior é a renda, menor é a percepção de que a economia piorou. Isso é óbvio. 
    A "casa caiu" pra 70%. São os que ganham até dois salários mínimos. Mas...para quem ganha acima de 10 SM, a coisa vai mal "apenas" para 62%.
    Outro dado importante. Você entende, com essa pesquisa,  porque o governo não incentiva a educação, é contra povo que pensa, e tem ojeriza pelo método Paulo Freire: A situação vai mal para 64% das pessoas com ensino fundamental. Mas...pra 74% dos brasileiros com ensino superior, a economia degringolou. 
    O Datafolha ouviu 3.667 pessoas em 190 municípios