quarta-feira, 11 de maio de 2022

BOM DIA, VIETNÃ! PAPA RECEBE KIM PHUC QUE, QUANDO MENINA, CORRIA PELA VIDA NA GUERRA

    




    Nessa quarta-feira, o Papa Francisco recebeu, em audiência no Vaticano, a visita de Kim Phuc. Ela é a menina  que, em 8 de junho de 1972,  junto com outras crianças, fugiam de um bombardeio na Vila Tràng Bàng, no sul do Vietnâ, a 60 quilômetros de Saigon (hoje Ho Chi Minh).
    O fotógrafo que fez o registro, Nick Ut, também participou da audiência. Pela imagem, ele ganhou o prêmio Pulitzer, maior honraria na área da fotografia. Há poucos dias, Nick e Kim se encontraram pela primeira vez depois de 50 anos da foto. O encontro foi em Milão.
    De acordo com os registros históricos, Kim Phuc (na época com 9 anos) está correndo nua porque ela - e outras pessoas - foram atingidas por bombas de napalm num templo onde estavam refugiadas. O Napalm é incendiário com temperatura que chega a 1000 graus. As roupas da menina pegaram fogo e ela teve de tirá-las. 
    O fotógrafo ajudou a socorrer Kim e as outras crianças e as levou para um hospital. A menina que entrou de forma trágica para a história, estudou Medicina em Cuba e hoje vive com o marido - um cubano - no Canadá.

(foto: Nick Ut)