quarta-feira, 11 de maio de 2022

CURITIBA BRANCA E PURA ESTÁ "POR UM TRIZ" PARA CASSAR UM VEREADOR NEGRO

      


    A cassação do vereador Renato Freitas foi encaminhada pelo Conselho de Ética da Câmara de Vereadores. Preto e de origem pobre, Renato, filiado ao PT,  cometeu o "pecado" de entrar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos no Centro Histórico de Curitiba para fazer um protesto. 5 vereadores votaram pela cassação e 2 foram contrários. Agora é o plenário da Câmara que vai decidir o futuro do vereador.
    Três coisas importantes: 1. O vereador entrou na igreja (construída por pretos) para protestar contra o racismo. 2. O próprio padre disse que quando ele e outros manifestantes entraram, a missa já havia terminado. 3. A própria igreja pediu para o vereador não ser punido...
    Bora lembrar que, nos últimos dias, Renato Freitas recebeu um email cheio de agressões e com conteúdo racista. Uma vereadora do Conselho de Ética recebeu muita pressão para votar pela cassação.
    Se a gente levar ao "pé da letra" que os parlamentares são os representantes do povo no poder, concluímos (e não precisa ser cientista social pra isso) que Curitiba é uma sociedade profundamente conservadora e preconceituosa.
    Mas... claro, obvio, não é uma regra. Não é 100% do povo. Mas, a maioria...
    O caso de Renato Freitas virou mais uma "cruzada racista" do que uma punição (muito rigorosa!) por "quebra de decoro". Já pensou se todo vereador/deputado/prefeito/governador/senador/presidente fosse cassado por quebra de decoro???
    Aguardemos a votação em plenário...

    E como será que nossa imprensa que pratica um jornalismo "fada sensata" está acompanhando o caso? Sabemos que os evangélicos têm muita força. E a Opus Dei, a TFP, a NDC - Nova Direita Cristã, o Fundamentalismo Cristão?
    Só por Deus!