quinta-feira, 7 de julho de 2022

A TV, O FUTEBOL, CASAGRANDE E SEU ALL STAR PRETO

    


    A Globo mandou Casagrande sair "em busca de novos desafios". Como bom roqueiro, afirmou: "Vou seguir a minha estrada". Pra quem é do rock'n'roll a vida é isso: Sempre com o pé na estrada. Paulistano, Casão pode até curtir um "sambinha raiz", mas o negócio dele não é "samba e futebol". É "Rock e Gol". Em vez da areia reluzente da praia, vai mesmo ao asfalto preto da rua e ao concreto rachado da calçada da metrópole pra bater uma bolinha....
    "Casa" - para alguns amigos - já até "escalou" um time de bandas e artistas-solo que considera a "seleção" do rock. Entre as brasileiras: Mutantes, Titãs e Tutti Frutti. É fanzaço de Rita Lee... Entre os gringos: Beatles, Black Sabbath, Jimmy Hendrix, Led Zeppelin, Queen, Rolling Stones, Steppenwolf e The Who.
    O ex-jogador e comentarista de futebol tem a experiência, também, de apresentar um programa de rádio pra quem acha que... "It's only rock'n'roll, but I like it".
    Em ano de Copa do Mundo (é logo alí, daqui a 4 meses...) com a demissão de Casagrande, perde a TV, que tem o monopólio de transmissão (na aberta e na fechada), e perde o torcedor que fica sem a análise franca, direta, ácida (às vezes), "sem ficar tocando bola pro lado", como se diz na gíria do futebol.
    O contrato dele ia até o fim de 2022. A Copa acaba na metade de dezembro. Então, dava pra esperar acabar a Copa. Não dava???
    Esse  foi um "casamento" que sempre pareceu que não daria certo. Como cantava outro roqueiro, Cazuza, Globo e Casão pareciam "café sem açúcar...dança sem par". Mesmo assim, durou 25 anos: A união entre o ex-jogador rebelde e manifestante de esquerda pela democracia e  a TV conservadora. Pra isso, só com criatividade na relação: "O nosso amor a gente inventa".
    Como o próprio ex-jogador disse numa entrevista à Folha já depois da demissão:
    "O  modo de dirigir o esporte na emissora mudou. Mas eu não ia conseguir mudar o meu modo. Eu sou crítico. Eu sou muito realista nas minhas críticas. Exemplos: A seleção não jogou contra ninguém até agora,e eu não consigo dizer que é favorita. O Neymar: Faz 4 anos que ele não joga nada!"
    Bora Pensar! Sobram na emissora os chamados "comentaristas sapatênis". De perfil e de calçado. Gente que não quer polêmica. Tudo bem alinhadinho...
    Walter Casagrande Junior não usa sapatênis. Outro roqueiro, Nando Reis, cantou o All Star azul. Mas com o Casão é All Star preto. Cano longo.
   



 ,