segunda-feira, 17 de julho de 2023

LUTO NA MÚSICA: MORRE JOÃO DONATO

   


     Foi nessa segunda-feira, 17 de julho: morreu, no Rio de Janeiro, um dos ícones da Música Popular Brasileira (e em particular, a Bossa Nova), João Donato. Ele estava com 88 anos. O artista sofria com uma infecção nos pulmões. 
    João Donato de Oliveira Neto, nasceu em Rio Branco no Acre em 1934. Em 1945, a família mudou para o Rio de Janeiro. O menino era namorador: Com 17 anos, namorou a cantora Dolores Duran, que tinha 21 anos. Ele frequentou o Sinatra-Farney Fã Clube considerado uma das principais escolas da geração que iria criar a Bossa  Nova.
    O primeiro disco LP lançou na segunda metade da década de 50: "Chá Dançante" produzido por Tom Jobim. Um dos principais nomes da Bossa Nova, também trabalhou com samba, jazz e sons latinos. O álbum "Quem é Quem" (1973) está listado entre os 100 melhores discos de música brasileira segundo a revista Rolling Stone.
   O último disco lançou no ano passado: "Serotonina". O primeiro com canções inéditas em duas décadas.
    João Donato tocava piano. Era chamado de "pianista clássico" da música popular. Com o seu talento contribuiu para músicas e discos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa entre outros.
    Veja Donato tocando em "Nasci para Bailar". Música dele e de Paulo Barata.

(fonte|: YouTube)