quinta-feira, 20 de junho de 2024

LUTO NA MÚSICA SERTANEJA: MORRE O CANTOR CHRYSTIAN

   


     Ele formou dupla com o irmão Ralf na música sertaneja mas também cantou em inglês nos anos 70. José Pereira da Silva Neto - o Chrystian -  nasceu em Goiânia há 67 anos. Ele morreu nessa quarta-feira, 19, internado em um hospital de São Paulo, para onde foi levado pela manhã, depois de passar mal em casa. A causa da morte não foi divulgada nem pela família nem pela assessoria do artista.
    O que se sabe é que em fevereiro ele foi diagnosticado com rim policístico e receberia um transplante do órgão da esposa. Mas a cirurgia não foi realizada - foi adiada - por causa de um cateterismo.
    Chrystian começou a cantar ainda na infância. Ele era conhecido como Zezinho e se apresentava em clubes da capital goiana. Na adolescência,  mudou para São Paulo. Com o irmão Ralf formou a dupla em 1981 e cantaram juntos até 2021. Afirmaram que cada um decidiu seguir seu caminho, mas sem briga na separação.
    A dupla emplacou alguma canções em novelas da TV Globo. Entre elas, "Saudade" (em Pacto de Sangue, de 1989) e "Mia Gioconda", gravada com Agnaldo Rayol, em Rei do Gado (1996).
    Chrystian foi muito popular, também, cantando em inglês na década de 1970. Uma época em que vários artistas brasileiros cantavam na língua de Tio Sam. O próprio irmão Ralf se apresentava com o nome de Don Elliot. Talvez você não conheça (ou não lembre) de um cantor chamado Mark Davis. Mas Fábio Júnior, com certeza sabe quem é! Davis era o pseudônimo de Fábio que emplacou "Don't Let Me Cry" em novela da extinta TV Tupi.
    O nome artístico Chrystian ele sempre usou desde a época em que cantava em inglês. Na TV Globo, fez sucesso com "Please Don't Say Goodbye" na novela Cavalo de Aço (1973) e "You're So Tender" em Duas Vidas (1976).


(fonte: YouTube)

    Quem era adolescente na década de 1970 (!) dançou muito essa música em festinhas de garagem e em bailinhos em escolas e colégios.