Começa hoje o conclave para a escolha do substituto de Francisco. Quem será o novo Papa? Quem será o representante direto de Deus na Terra? Quem herdará o trono de São Pedro? Literalmente.. só Deus sabe! E nessa situação, surgem "especialistas" de todo lado, a torto e a direito. Vaticanólogos não faltam pra dar palpite.
Já teve gente que disse "ser impossível" repetir um Papa da América Latina.... que não vai ser um Papa progressista como era Francisco... que não vai ser africano... que vai ser italiano... ou que vai ser asiático. Ou seja, a galera tá atirando pra todo lado. Isso surgiu na imprensa nos últimos dias.
Há quem (no próprio Brasil, pessoa que se intitula "estudiosa" nos assuntos do Vaticano) que afirmou: "Faltam relevância e traquejo diplomático para os cardeais brasileiros chegarem ao cargo mais alto da igreja católica".
Ah, tá! Foi dito tudo isso. Mas eis que surge uma notícia que cai como uma bomba em cima da Capela Sistina: A imprensa francesa está afirmando, nessa quarta-feira,7, que o arcebispo de São Salvador, Bahia, Dom Sergio da Rocha, está entre os 15 favoritos ao papado. Isso apesar da "torcida contrária" (ceticismo, digamos..) no próprio Brasil.
Dom Sergio foi nomeado cardeal em 2016 pelo Papa Francisco. É ex-presidente da CNBB e ex-arcebispo de Brasília. Ele nasceu em Dobrada, interior de São Paulo em 1959, portanto, está com apenas 66 anos e, teoricamente, teria um longo período à frente do Vaticano, já que é considerado jovem para os padrões da igreja.
Você pode pensar: "Ah, não! Da onde? Não tem condições!" Bora lembrar que o próprio Papa Francisco achava que não tinha a mínima condição de ser o escolhido. Até disse no dia em que foi anunciado: "Foram me buscar lá no fim do mundo!"
E também é bom nunca esquecer que os "favoritos" nem sempre vencem. Tem aquela famosa frase que ecoa nos corredores da igreja de São Pedro: "Quem entra Papa no conclave acaba saindo cardeal".
TEMPO PARA A ESCOLHA
Será que demora muito pra escolher um Papa? Normalmente não. Veja pela eleição dos 3 últimos Papas:
São João Paulo Segundo - Foi em 1978. O conclave durou 3 dias com 8 votações até surgir a fumacinha branca.
Beato Bento 16 - Em 2005. Dois dias de conclave e 4 votações.
Francisco - Em 2013. Conclave de dois dias e 5 votações.