Isso não se materializou, não é ficção científica (apesar de parecer ser algo distópico...), não é sonho, mas parece ser um pesadelo "de olhos abertos". Quem mandou essa foi a própria Embaixada dos Estados Unidos da América na rede social no Brasil.
Diz o texto:
"TODOS devem estar de sobreaviso. Se você é um visitante em nosso país - comporte-se como tal:
Nosso rigoroso programa de verificação em redes sociais para identificar riscos à segurança nacional e à segurança pública nunca para. O @uscis está atento para encontrar qualquer coisa on-line que represente uma ameaça à nossa nação e ao nosso modo de vida".
Poisintão... Mais claro impossível! Os caras fuçam a vida de todo mundo, de todo jeito, principalmente em redes sociais. Isso para barrar - ou permitir (como são bonzinhos!) a entrada no país da "terra dos livres".
E o que era para ser uma informação soa fortemente como uma ameaça: "Green cards e vistos são um privilégio, não um direito".
Ou seja, você terá o privilégio (sensacional!) de entrar e circular nos Estados Unidos, e não o direito internacional da convivência pacífica dos povos.
Que privilégio! O que seria de nossas vidas sem os EUA. Fique tranquilo, querido Big Brother. Não vou "incomodá-los" tão cedo. Sou da paz, acho o POVO americano bem simpático, mas não pretendo visitar o país, pelo menos, até 2029.
* As artes e fotos desse texto foram publicadas pela Embaixada dos EUA na rede social.