sábado, 15 de novembro de 2025

"RECIFE FRIO": UMA MUDANÇA RADICAL NO CLIMA DA CAPITAL PERNAMBUCANA

                                                                        



    Em época de COP30, assisti, por acaso, um filme brasileiro que trata das mudanças climáticas que podem ser catastróficas. É "Recife Frio", de Kleber Mendonça Filho (mesmo diretor de Agente Secreto, Bacurau e Aquarius, por exemplo). 
    A produção não é de agora. Foi lançada em novembro de 2009. Numa Recife distópica, Kleber trata, com ironia, humor e tom de crítica, os males que a humanidade causa ao planeta. O curta metragem de 24 minutos mostra que, de uma forma inexplicável, do dia para a noite (ou da noite para o dia), uma das capitais mais quentes do Brasil se transforma numa cidade nublada, fria... até com neve!
    Apesar de ficção (além de dirigir, Kleber escreveu o roteiro), a história tem tratamento de uma grande reportagem de televisão. E de uma emissora estrangeira com um repórter narrando em espanhol. Seria uma representação irônica do amor que nossos hermanos têm por nossas praias ensolaradas e quentes?
    O diretor já disse que o filme é uma crítica pessoal dos problemas sociais e urbanos da capital de Pernambuco, cidade natal dele.
    Com o Recife frio, quem aguenta por o pé na areia e mesmo ficar com a janela aberta de frente pra praia? No enredo, a Boa Viagem, um dos pontos mais turísticos e caros da cidade, passa a ser um transtorno para os moradores de classe média alta que não suportam a temperatura baixa. E nos apartamentos de luxo, com quarto de empregada, é esse espaço da casa que passa a ser disputado pelos moradores porque é menor, mais fechado, menos frio. No comércio, as lembrancinhas vendidas para os turistas agora apresentam personagens com roupas de inverno...
    O estilo documental, jornalístico, não é à toa. Mas o diretor brinca com isso.  Procura dar mais "credibilidade" a uma situação absurda.
    Absurda? No Brasil que nunca teve tornados, ciclones, ondas de calor longas, secas extremas, chuvas volumosas, alagamentos e inundações, e passou a ter tudo isso com frequência, não dá pra duvidar de nada.
    Nem de um "Recife Frio".

    * Filme assistido no streaming MUBI.

                                                 




Não tá muito frio pra cantar na rua, não?





E aê, moço do tempo? Será que vai fazer Sol?