domingo, 6 de setembro de 2020

PRA GLOBO, SÓ EXISTE CENSURA QUANDO ELA É PROIBIDA DE DIVULGAR ALGO

 

    Censura é censura em qualquer parte! É abominável...Só se constrói - e se mantém - uma democracia com direito à liberdade de imprensa. Dito isso, meu amigo, minha amiga, preciso lembrar o que disse o jornalista e escritor Xico Sá na rede social:
   
 "A única diferença da censura ao @luisnassif/


e a censura à
é q os telejornais da Globo escondem a censura do caso BTG/Pactual. Uma falha. Na hora da censura o jornalismo deve pensar junto, independentemente das linhas editoriais #CensuraNuncaMais"



    Segundo o Xico, a Globo (acertadamente) tornou público que sofreu censura de uma juíza carioca que a proibiu de divulgar documentos do caso das "rachadinhas" do então deputado - agora senador - Flávio Bolsonaro, mas se calou diante da censura que o portal de notícias GGN (do jornalista Luis Nassif) sofreu por causa da série de reportagens sobre os negócios do Banco BTG Pactual (fundado por Paulo Guedes, ministro da Economia) e o Banco do Brasil.
    O caso da censura à Nassif é tão grave quanto a censura imposta à TV Globo. Que a emissora carioca ignore (por motivos comerciais) , muitas vezes, notícias importantes, "só porque foram dadas pela concorrência", dá até pra entender, apesar de também não ser correto. Mas deixar de noticiar que outros jornalistas estão sendo impedidos de trabalhar, por decisões judiciais, aí é complicado.
    Aliás, o motivo da juíza para censurar a emissora de televisão é bem bizarro: "a decisão foi tomada para evitar que a imagem de homem público do parlamentar fosse afetada".
    Ué, mas não é justamente pra isso que existe a imprensa? Para que , de uma maneira responsável - e documentada - , mostre ao público qual é a "imagem" de parlamentares e governantes?
    No frigir dos ovos, dá pra dizer: A censura que eu sofro não é pior do que a censura que você sofre. É violência do mesmo jeito.
    Toda censura deve ser denunciada.