quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM CURITIBA, ACONTECEU O QUE O CORONAVÍRUS GOSTA: AGLOMERAÇÃO DE MUITA GENTE

   

     A vacinação contra a gripe H1N1 sempre funcionou de forma descentralizada para a população. Por exemplo: De forma acertada, a Secretaria Municipal de Saúde, em 2020, escolheu Unidades de Saúde distribuídas de forma estratégica nos bairros e imunizou a população. Sim, tivemos filas, mas, como eram vários pontos de vacinação, não houve aglomeração e o serviço funcionou a contento.
    Mas... para a covid-19, não se sabe por que motivo a Prefeitura de Curitiba decidiu centralizar tudo no tal "Pavilhão da Cura" no Barigui. Seria para fazer "marketing político" do alcaide? Afinal, todos os profissionais de saúde sendo vacinados num local só poderia render uma "divulgação centralizada" e boas fotos.
    No entanto, o que não rendeu foram boas fotos. Pelo contrário. Nessa quinta-feira, 28, a imprensa e o povo registraram imagens de um grande número de pessoas aglomeradas (e abaixo de chuva!) esperando a vacina. A Prefeitura dizia que o "Pavilhão" traria mais segurança e evitaria aglomerações. E, na verdade, o que aconteceu foi uma grande aglomeração.
   E não foi por falta de aviso e de alerta. Mas onde fica a arrogância de "tudo saber"? Uma coisa é ter o conhecimento científico de combate à doença. Isso não se discute. Outra é ter o conhecimento "sociológico" de movimentação de pessoas. Já na segunda-feira, o Ministério Público Estadual havia recomendado à Prefeitura para descentralizar a aplicação da vacina. A Prefeitura apenas disse que iria "avaliar" a recomendação e que usaria o prazo de 5 dias dado pelo MP pra "pensar" na resposta.
    Genteeeemmm.... Saúde não é brincadeira! Não se pode correr um risco desses. 
    O Palácio 29 de Março distribuiu uma nota tentando justificar a aglomeração dessa quinta-feira. A Prefeitura informou que ontem, quarta-feira, muita gente agendada não apareceu pra se vacinar. Aí pra "agilizar o fluxo" de vacinação, pediu que hospitais da cidade mandassem, nessa quinta, os profissionais pra serem imunizados. Acabou indo mais gente do que se esperava...
    O que é preciso saber: Se quem estava agendado e não foi (porque não quis ou porque teve algum problema) vai poder se vacinar mais pra frente se ainda o quiser? Não dá pra "seguir o agendamento" e ir chamando quem está na "fila" em vez de mandar "vir todo mundo"?
    O que a Secretaria de Saúde reforçou:
    A vacinação AINDA é apenas para os profissionais de saúde que são a prioridade. Não adianta o povão ir para  o Pavilhão. O povo, por enquanto, não vai ser vacinado. É preciso cada um esperar a sua vez.



   

 Veja a nota da Prefeitura:

    A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba orienta que não façam a busca direta ao Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, onde está sendo feita a vacinação contra a covid-19.

Na última quarta-feira (27/1), foi identificado alto índice de absenteísmo (ausência dos convocados). Mais de 50% dos profissionais da saúde agendados não compareceram.

Para agilizar o fluxo da vacinação, a SMS fez contato com alguns hospitais da cidade e orientou o encaminhamento escalonado de suas equipes para o local.

A SMS reforça que a vacinação não está aberta para procura direta. Neste momento apenas profissionais de saúde dos hospitais estão sendo imunizados. Devem comparecem ao local apenas os profissionais com agendamento e aqueles que forem comunicados por suas chefias para se deslocar ao centro de vacinação, seguindo os horários indicados.