quarta-feira, 7 de abril de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: PROFESSORES PROTESTAM E DÃO "CARTÃO VERMELHO" PARA SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

    


    Quarta-feira de protesto dos professores no Paraná contra o secretário de Educação, o empresário Renato Feder, e contra a política do governo federal de enfrentamento da pandemia. Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, "esse é um dia de mobilização pela retirada urgente de Renato Feder, que é um empresário que não entende de serviço público. Feder não respeita os(as) trabalhadores(as) da educação, não respeita estudantes e vem destruindo a educação pública do Paraná”.
    Ainda segundo Leão:
    “Esse secretário não serve para o serviço público e ele não respeita a educação. Estamos cobrando da Casa Civil uma reunião com o Sindicato e estudantes, que não têm sido atendidos pelo secretário. Reforçamos também a necessidade da revisão imediata da forma da oferta de educação neste período”.
    A UPES - União Paranaense de Estudantes Secundaristas e a UBES - União Brasileira de Estudantes Secundaristas e o SindiSaúde também participaram da mobilização.
    Professores, estudantes e profissionais de saúde estenderam faixas pedindo o impeachment do presidente Messias e o afastamento do secretário de Educação, Renato Feder. Para os manifestantes, Feder pode entender muito de "fazer dinheiro" administrando empresas privadas, mas desconhece o funcionamento de órgãos públicos.
    No Paraná, sempre foi tradição que alguém de carreira da área de Educação (ou, pelo menos, ligado ao setor aqui no estado) ocupasse a cadeira da Secretaria. Agora, por que Ratinho decidiu contratar Feder que é uma grande questão. Assim como fica "martelando na cabeça" a pergunta:
    "Por que o governador não levou adiante o acordo com o laboratório russo que faz a vacina Sputnik V"?