quinta-feira, 10 de junho de 2021

É DO PERU: ENQUANTO ALBERTO FERNÁNDEZ SE DIZ "EUROPEU"... UM "ÍNDIO" VENCE A ELEIÇÃO NO PERU!

   


     Sim! Companheiros e companheiras...a esquerda ganhou mais uma eleição presidencial na América do Sul (para desespero do "clã Bozo"...). Agora foi no Peru: o professor e líder sindical Pedro Castillo já se declarou vencedor faltando menos de 1% das urnas a serem apuradas.
    A candidata de extrema-direita, Keiko Fujimori (filha do ex-ditador Alberto Fujimori) entrou com pedido de "anulação" de 200 mil votos alegando fraude. Se vai ter recontagem não se sabe, mas observadores da OEA já disseram que "não viram irregularidades" no processo eleitoral.
    Castillo tem 50,2% dos votos contra 49,7% de Fujimori.
    Pedro é um "típico" descendente dos povos andinos que formaram a civilização. Está na cara. Ele já demonstrou orgulho de sua origem indígena. A população do país tem uma formação diversificada: 42% dos habitantes são mestiços (indígenas de diversas origens, espanhóis e um pouco de italianos). Já os "nativos" representam 38% do povo. O grupo europeu soma 15%; afrodescendentes 3% e asiáticos outros 2%.
    Enquanto isso, mais ao sul do continente...o presidente da Argentina, Alberto Fernández,  demostrou que a "mania de grandeza" é uma patologia de muitos habitantes do país: Eles se consideram "europeus".  Como se isso significasse que eles são "superiores" aos seus vizinhos... Pra puxar o saco do primeiro ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que visitava Buenos Aires, Fernández, numa fala racista, disse que os argentinos "vieram de barco" da Europa e que os brasileiros "vieram da selva".
    Depois, ao sentir que fez besteira ao se revelar preconceituoso, o presidente da Argentina afirmou, numa rede social, que "pedia desculpas" caso alguém se sentisse "ofendido" com a fala dele...
    Pode, Freud? Ao se dizer "europeu", o argentino revela que tem vergonha/complexo de inferioridade de ser argentino e nega sua nacionalidade.
    Se Fernández tem algum problema com o Messias (todos nós temos...) ele deveria se dirigir de uma forma direta e mais clara a ele e não agir com preconceito em relação à população brasileira. Ainda: Caso quisesse demonstrar satisfação em ser "descendente de europeus", deveria apenas ter dito isso e não tentar dar uma aula fajuta de antropologia.