sábado, 14 de agosto de 2021

"LIBERDADE DE EXPRESSÃO" NÃO SIGNIFICA SAIR POR AÍ FALANDO "DEJETO"

    

  

      Falar  o que quiser não é liberdade de expressão. Isso pode ser chamado de irresponsabilidade. Pior: dependendo do que for dito, é crime. Assim como jornalista não pode ficar "condenando" e "ameaçando" pessoas, qualquer outra pessoa (políticos, por exemplo) não pode, em nome da "liberdade de expressão" (e/ou da "impunidade parlamentar"), sair por aí dizendo que alguém é "bandido", "ladrão", "assassino", se não tiver provas. 
    Espalhar fake news como afirmar que "vacina não funciona".... que "a vacina xing-ling vai implantar um chip na população..." que "as eleições foram roubadas"... que "a urna eletrônica" é fraudada... sem apresentar provas, também é agir fora da lei...
    Fazer parte de uma suposta milícia digital...tentar desestabilizar as instituições republicanas/democráticas...
    Também não é "liberdade de expressão": Ameaçar integrantes dos 3 Poderes da República... pedir/fazer campanha para o fechamento do Supremo...incitar a violência física contra ministros da Suprema Corte. 
    Ainda... ter "liberdade de expressão"  não significa dizer que a pessoa está "autorizada" a cometer crimes contra a honra, racismo, homofobia e incitar a prática de outros crimes. 
    Em uma frase histórica, o escritor, filósofo e linguista Umberto Eco afirmou que "as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis". Ele foi preciso. Só não "previu" que esses "imbecis"  também poderiam cometer crimes...