quarta-feira, 25 de maio de 2022

PSDB: O PARTIDO TUCANO É "DEPENADO" SOB O OLHAR DO PAÍS. PAGA UMA "PENA" PELO GOLPE QUE COMEÇOU EM 2014

    



     João Doria, que "tirou" o comando do PSDB de Geraldo Alckmin para tentar chegar ao Planalto via Prefeitura de São Paulo e Governo paulista, jogou a toalha e desistiu de disputar a Presidência. Se sentiu "largado", abandonado pelo partido. O fato de ter ficado "patinando" nas pesquisas eleitorais teria sido o principal motivo do tucanato mandar Doria "andar na prancha".
    Agora, pra tentar "salvar a lavoura", o PSDB pode se abraçar a uma pré-candidata que vem do Mato Grosso do Sul, um dos estados com o agronegócio mais forte do país: a senadora Simone Tebet, do MDB.
    Isso "pode" acontecer (lembre que, na política, EM UM SEGUNDO tudo pode mudar...) porque a possível pré-candidatura de Eduardo Leite (PSDB-RS) não empolgou nenhum tucano até agora.
    Dito isso, meu amigo/minha amiga, devo lembrar que o PSDB vem de longa data tentando governar o país depois da passagem de FHC pelo Planalto nos anos 90. Foram derrotas para Lula e Dilma, ambos do PT.
    Bora lembrar, ainda, que, em 2014, quando Dilma venceu, por uma margem apertada de votos, Aécio Neves, no segundo turno, o mineirinho tucano e as elites (políticos de direita, empresários, banqueiros, industriais, donos de grandes veículos de comunicação) tentaram criar um "terceiro turno" naquela eleição.
    Tanto fizeram que, em 2016, Dilma Rousseff foi afastada por impeachment. O processo começou em maio daquele ano e a "guilhotina política" veio em 31 de agosto.
    Mas... para "chegar lá", o PSDB precisou se aliar a o que de pior havia na política brasileira. O partido que um dia jurou defender a social democracia, estava sorrindo e abraçado a fascistas, ultra e mega conservadores no dia do "SIM" pelo afastamento da ex-presidente.
    Resultado disso foi que os tucanos contribuíram para colocar  no poder o sujeito que hoje ocupa o Palácio do Planalto. O "abraço do urso" estava dado. Impossível "se livrar" da fera como (ingenuamente?) achavam os filiados ao partido fundado por FHC, Mário Covas, Franco Montoro e José Serra.
    A extrema direita açambarcou o poder e você vê, hoje, no que se transformou o PSDB
    Tucano depenado. Ave sem pena não voa. Político sem voto não se elege.