sexta-feira, 5 de agosto de 2022

HÁ 60 ANOS: QUEM MANDOU MATAR MARILYN MONROE?

    



    Na madrugada de 5 de agosto de 1962 a polícia (acionada pela governanta da casa que afirmou não ter resposta aos chamados que fazia para a atriz) encontrou o corpo de Marilyn Monroe na cama do quarto principal. No criado-mudo estavam frascos de calmantes. A perícia apontou que a estrela morreu de overdose. Há vários anos ela enfrentava uma depressão. Fazia terapia e tomava medicamentos.
    Esse foi o laudo oficial. Mas... o jornalista investigativo Anthony Summers fuçou durante 3 anos, na década de 80, a vida de Monroe e foi atrás dos "últimos passos" da atriz. Ele conversou com aproximadamente mil pessoas e fez seiscentas entrevistas que viraram o livro "Goddess: The Secret  Lives of Marilyn Monroe". Como era de se

 esperar, o livro virou filme, disponível na Netflix.
    O que todo mundo sabe: Que Marilyn teve casos com os irmãos John e Bob Kennedy. Presidente e Secretário da Justiça dos EUA, tiveram relacionamento com ela num mesmo período. John foi "obrigado" a romper com Monroe porque era possível que ela já estivesse "sabendo demais": Nos lençóis macios, com a cabeça naqueles travesseiros confortáveis, o presidente poderia estar contando coisas do país que ela não poderia saber. Basta lembrar que era a época da Guerra Fria e que os EUA estavam disputando o poder sobre o mundo com a URSS.
    E teve ainda aquelas maluquices que a gente pensa que só existem nos filmes americanos mas que também fazem parte da vida real: O Serviço Secreto "desconfiava" que a estrela seria.... comunista! Depois de investigações, eles "encontraram" ligações dela com pessoas que moravam no México e que estariam conectadas à Moscou. Isso, obvio, nunca ficou provado. 
    Fato é que: Summers pesquisou, pesquisou, entrevistou, entrevistou. Qual a conclusão dele para o livro? Marilyn Monroe não foi assassinada. Foi vítima de uma overdose. Ou intencional (suicídio) ou acidental.
    Mas qual teria sido o momento exato da morte? No filme, pelo menos, fica "meio em aberto": Ou foi na noite de 4 de agosto, ou na madrugada de 5 de agosto. Também há uma informação de que a loira mais famosa da história do cinema teria morrido na ambulância a caminho do hospital.

                                    



A casa de Marilyn fica no bairro Brentwood em Los Angeles. A atriz comprou o imóvel por apenas 77 mil dólares. Isso em 1962. Ela morou apenas 6 meses no local, antes de morrer naquele ano.
Construída em estilo espanhol, é bem simples para os padrões de uma estrela de Hollywood. Tem 4 quartos e 3 banheiros. Ao lado, uma pequena moradia para visitas. Dizem que ela era uma pessoa que não gostava de luxo. Em 2017, a casa foi colada à venda por 7 milhões de dólares, o equivalente hoje a 37 milhões de reais.