Morreu na noite dessa terça-feira, 16, nos Estados Unidos, o ator Robert Redford. Ele estava com 89 anos e morreu em casa, em Utah, enquanto dormia. Informação da diretora-executiva da empresa de publicidade Rogers & Coman, Cindi Berger, ao jornal The New York Times. Além de atuar, ele foi diretor, produtor e ativista. Defendia os direitos dos povos indígenas dos EUA e causas ecológicas.
Robert Redford Junior nasceu em Santa Mônica no dia 18 de agosto de 1936. A estreia no cinema foi em 1962 com "Obsessão de Matar". Logo em seguida fez "Descalços no Parque", comédia romântica com Jane Fonda. A consagração veio ao lado de um outro mito do cinema: Paul Newman. Juntos fizeram o faroeste "Butch Cassidy and the Sundance Kid", em 1969.
A partir daí foi empilhando sucessos. Entre eles: "Golpe de Mestre" (1973) "Três Dias de Condor" (1975), "Todos os Homens do Presidente" (1976), "Proposta Indecente" (1993), "Uma Ponte Longe Demais" (1977), "Leões e Cordeiros" (2007).
Em 1980 estreou como diretor já ganhando o Oscar em "Gente Como a Gente". O filme levou 4 estatuetas: Filme, Diretor, Ator Coadjuvante e Roteiro Adaptado. O segundo Oscar foi honorário, pelo conjunto da obra, em 2002.
Considerado um dos maiores galãs de Hollywood, teve uma carreira de 7 décadas. Se aposentou em 2018:
"Nunca diga nunca, mas cheguei à conclusão de que basta para mim em termos de atuação, e vou seguir para a aposentadoria depois disso [do filme "Um Ladrão com Estilo"], porque faço isso desde os 21 anos, é o bastante".
Como ator, foram 52 filmes. Como diretor, outros 8.
Com Paul Newman em "Golpe de Mestre"
Com Dustin Hoffman em "Todos os Homens do Presidente". Toda pessoa que se diz jornalista, deveria assistir esse filme pelo menos uma vez na vida.