quinta-feira, 30 de abril de 2020

SABE QUANTO CUSTA UM EXAME DE CORONAVÍRUS NA REDE PARTICULAR?

    Há semanas esse blog - e todos os outros terráqueos de bom senso...- alertam: Fique em casa, saia só se tiver de trabalhar, ir ao médico, fazer aquelas compras indispensáveis (mas sempre com os cuidados: máscara, álcool gel e, sempre que possível, lavando as mãos com água e sabão...). 
    Poisintão: Já "flagramos", em dois finais de semana seguidos, pessoas "se exercitando" nos parques em Curitiba, passeando, "aproveitando o dia de sol", como se a vida seguisse normal. Só que não! A principal arma contra a covid-19 é o isolamento social. Se não fosse, não seria recomendado pela Organização Mundial de Saúde. 
    Agora, muitos desses curitibanos (ou "curitibocas"...) procuram a rede pública de saúde, com sintomas que "podem" ser (não é certeza) de coronavírus. Pedem pra fazer o teste. E o que acontece? Não conseguem. Não porque as autoridades da área sejam "más", "sacanas", que não querem testar essas pessoas porque simplesmente "não querem". É que faltam testes. A prioridade é pra quem está em estado grave e para profissionais de saúde. Justo!
    Na rede privada, só alguns laboratórios têm o teste. E sabe quanto custa? De 300 a 500 reais. É muito caro. Se...se... mesmo assim, o sujeito tiver essa grana, não é certeza que ele vá conseguir ser "testado".
    Aqui fica o alerta número 2 (que a gente também faz há semanas...): Não tem respirador pra todo mundo nos hospitais. Se um monte desses "seres saudáveis", que vão todo fim de semana ao parque, precisarem de internamento em UTI, sinto muito, mas...
    Muitos serão os internados, mas poucos serão os escolhidos...


"Seres saudáveis"... mas "ruins" da cabeça...


O teste é para poucos...