quarta-feira, 10 de junho de 2020

DEU NO NEW YORK TIMES: "A CRUZADA HIPÓCRITA DE SERGIO MORO CONTRA JAIR BOLSONARO"

    O artigo foi escrito por Gaspard Estrada, apresentado como "especialista em política latinoamericana".

   "O Brasil vive muita crises ao mesmo tempo. Está para tornar-se um dos epicentros mundiais da pandemia e também a cada dia se aprofunda numa crise política. Nas últimas semanas, ao menos quatro ministros do governo de Jair Bolsonaro renunciaram ou foram forçados a renunciar. Quem sabe a renúncia mais desafiadora para o presidente seja a de quem foi seu ministro da Justiça, Sergio Moro. 
   Quando renunciou, acusou publicamente Bolsonaro de querer interferir politicamente na Polícia Federal. Deste modo, o ex-juiz - que dirigiu a operação anticorrupção Lava Jato - deixou clara sua intenção de recuperar o papel de justiceiro do Brasil que o levou a fama.
   Mas, ao fazê-lo, Moro se aventura num terreno pantanoso.
   Ao fundo desta súbita mudança de ministro estrela de Bolsonaro a seu perseguidor, há um paradoxo que os brasileiros não deveriam perder de vista: Em 2017, como autoridade do poder judiciário, Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e popularizou sua frase: "A lei é para todos". Mas, quando tempo depois, se conheceu a informação sobre como o ex-juiz havia manipulado os mecanismos de delação premiada e que havia ocultado provas da Suprema Corte - condenou Lula da Silva por atos de ofício indeterminados - com a concordância da corte de apelação de Porto Alegre, que afirmou que a operação Lava Jato não necessita seguir as regras processuais comuns - ficou evidente que para ele, a lei não é igual para todo mundo.
   E quando Moro acusou Bolsonaro de querer politizar a justiça tentando interferir na Polícia Federal para ter informações de investigações em curso, faríamos bem em ver aí, a ironia da situação."