segunda-feira, 20 de junho de 2022

DIÁRIO DA AMÉRICA BRONZEADA: POBRE DE DIREITA NÃO É BURRO, É DESINFORMADO

    


    Gustavo Petro, senador e ex-integrante do grupo guerrilheiro M-19, foi eleito presidente da Colômbia. Pela primeira vez alguém da esquerda chegou ao poder no país vizinho. Curioso ver as "manifestações" de brasileiros nos comentários das reportagens: "Coitada da Colômbia, vai sofrer o que nós já sofremos!" ou... "Os comunistas estão tomando conta dos países da América do Sul". 
    Aí mora um mix de burrice, falta de informação, falta de conhecimento histórico, preguiça, e maldade moldada por fake news. Pra começo de conversa, os colombianos não vão "sofrer o que nós já sofremos". O leitor fazia referência aos governos de Lula (PT). Em verdade, com o petista  no comando, deslancharam a economia, os investimentos em saúde, ciência, educação.... Lula deixou o governo com 87% de aprovação popular segundo o Ibope na época.
    Ou seja, o sujeito nem sabe sobre o que está escrevendo. Esse é o pobre de direita que quer "causar", que se acha "classe média" porque escreve em comentários de sites e de redes sociais. Esse é o burro. E maldoso. É o "maldoso burro".
    Mas aquele pobre de direita que quer apenas sobreviver, ter algo além de osso e pé de galinha pra roer, esse não dá pra chamar de "burro" por ter votado  no Messias para presidente e por dar, ainda, cerca de 30% de apoio em 2022 ao ocupante do Palácio do Planalto. Seria preconceituoso fazer essa afirmação. Soaria arrogante. 
    Na última eleição, com fake news e falsas promessas, o clã do Messias teve a competência de chegar aonde a esquerda não conseguiu: Ao povão, ao povaréu que elege alguém. Não dá pra "culpar" o caboclo por ele acreditar numa pessoa que aparece prometendo a terra e o céu: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".
    O camarada tá no sufoco, sem emprego, passando fome com família pra sustentar, ele se agarra em quem, aparentemente, vai jogar uma boia...
    Mais: Apesar do atual governo tentar "apadrinhar" o auxílio para os pobres (com a renominação para "Auxílio Brasil"), esse tipo de ajuda surgiu nos governos progressistas com o "Bolsa Família".
    É esse tipo de informação que a esquerda precisa aprender a passar para a população. Precisa informar melhor os eleitores.
    E o criador do Bolsa Família, quem foi? O sociólogo Betinho de Sousa, que um dia disse:
    "Quem tem fome, tem pressa!"