quinta-feira, 4 de agosto de 2022

CÂMARA DE CURITIBA DEVE CASSAR VEREADOR NEGRO QUE PROTESTOU CONTRA O RACISMO

   


     Renato Freitas entrou na Igreja do Rosário no dia 5 de fevereiro passado pra se manifestar contra o racismo e a morte de dois negros. O padre disse que não houve "invasão de culto" porque a missa já havia terminado. A própria Igreja pediu que o vereador do PT não fosse cassado.
    Não foi assim que os "colegas" de Freitas entenderam. Numa primeira votação em junho (anulada pela Justiça por não cumprir prazos legais), o parlamentar teve o mandato cassado. Agora os edis "voltam à carga" e, nessa quinta-feira, 4, votam, novamente, a perda de mandato de Renato. Alegação: Quebra de decoro parlamentar por entrar na igreja. Construída por escravos...
    O "placar" de junho deve se repetir, com pouca variação. Na votação anulada foram 25 votos a favor, 5 contra e duas abstenções. 
    Amanhã, sexta, os vereadores votam de novo. Mas é só uma questão protocolar. Hoje eles já devem decretar o afastamento de Renato Freitas. 
    Sobre o processo de cassação, Freitas se pronunciou:
    "Paz sem voz não é paz, é medo. O prefeito pede minha cabeça aos vereadores porque sabe que sou uma ameaça à mentira que sempre contaram. Quando acham um pretexto qualquer para tirar meu mandado e me condenar à morte política mandam um sinal não só a mim, mas aos que me elegeram: O lugar de vocês não é aqui!"