terça-feira, 29 de março de 2022

CURITIBA 329 ANOS: O ORGULHO "MATERIAL" DE MUITOS MORADORES

    


     Curitiba completa, nesse 29 de março, 329 anos. A cidade tem 1.933.105 habitantes, a  maior do sul do Brasil, segundo o IBGE.  O alcaide "garganteia" de que o município tem "o melhor sistema de transporte". Mas... se alguém reclama da tarifa (R$ 5,50), ele sugere que a pessoa "mude de cidade". Junto com Brasília, passou a ser a capital com passagem mais cara do país.
    Isso sem contar que a atual administração (Greca, do PSD, foi eleito e reeleito), investe pesado em piche, concreto e pedra, asfaltando (e "reasfaltando") ruas de bairros de todas regiões... Bom seria se tamanha quantidade de dinheiro também fosse investido (com "furor") em saúde e educação. Com mais postos de saúde, escolas e CMEIS, na capacitação/reciclagem de enfermeiros, médicos e professores, e numa remuneração digna desses profissionais da saúde e da educação.
    O governo do estado também gosta de "gargantear": Diz - com todas as letras - que Curitiba tem um dos "melhores" indicadores de saneamento do Brasil: 100% dos curitibanos teriam acesso à água tratada e 98% à rede de esgoto.
    O Palácio Iguaçu também "garante" que está aumentando a capacidade de fornecimento de água na Região Metropolitana de Curitiba, a popular RMC. Afirma que as obras estão sendo "concluídas". 
    Mas... os moradores da RMC sabem muito bem a dor de ficar sem água. Lá se vão quase 4 anos do atual governo e cadê a água? O último ano foi particularmente difícil com as torneiras secas. A Sanepar "culpou" a estiagem. No entanto, se desde o primeiro dia de governo (lá em 1º de janeiro de 2019...), Ratinho Junior (PSD) "atacasse" o problema, o sofrimento, com certeza, em época de seca, seria bem menor. Afinal, com chuva ou sem chuva, a população não para de crescer...
    Por fim, ao  mesmo tempo em que damos parabéns à cidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais pelos seus 329 anos, bora lembrar que o orgulho que muitos, muitos curitibanos sentem é pelo patrimônio "material" e não "imaterial" da capital paranaense.
    Qual a importância de ter "orgulho" de um calçadão (pedra, cimento e asfalto...), ou de canaletas de ônibus (asfalto) ou ainda de "estações tubo" (ferro e vidro)? A autodenominada "capital ecológica" está muito concretada...
    Orgulho deve existir de qualidade de vida: Povo saudável, educado, culto, seguro... O restante é apenas "acessório" de mobilidade urbana. 
    Uma das "marcas" da cidade é que o curitibano "não fala com estranhos" (uma lenda urbana...), mas vá lá:
    Parabéns, Curitiba!